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Manutenção no Brasil

El Software de Mantenimiento automatiza el seguimiento y la programación de actividades de mantenimiento, permitiendo a las organizaciones operar de forma proactiva, reducir el tiempo de inactividad y aumentar la eficiencia operativa.

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¿Qué es un Manutenção?

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Software selecionado de Manutenção

Neste artigo, você aprenderá como funciona o Software de Manutenção e os principais aspectos e funções ao escolher o correto.

O que é um Software de Manutenção ou CMMS?

CMMS (Computerized Maintenance Management System, por sua sigla em Inglês), significa em espanhol "Computerized Maintenance Management System" e é uma espécie de software profissional para o gerenciamento das atividades de manutenção.

O objetivo do CMMS é melhorar a gestão da manutenção dos equipamentos da sua organização.

O que você pode fazer com um CMMS, para que ele serve?

O principal objetivo do Software de Manutenção é ganhar produtividade, tendo o equipamento em ótimas condições, e reduzindo o tempo de inatividade. Em última análise, seu objetivo é:

  • Reduza os custos de manutenção.
  • Melhorar a produtividade.
  • Economize em custos de reparo.
  • Otimize os recursos humanos.
  • Prolongue a vida útil do equipamento.

Vamos revisar as funções que você pode automatizar em um CMMS. Na explicação vamos fingir que implementamos um software e iremos passo a passo analisando suas funções.

1) Registre seus ativos

Quando você tem o software em seu computador, a primeira etapa é registrar totalmente todos os seus ativos físicos. Você pode detalhar:

  • Nome e modelo.
  • Localização.
  • Partes separadas
  • Pessoal responsável.

Possui ainda controle total das especificações técnicas, com campos personalizados, anexos, documentação avançada, gerenciamento de garantia, custos, entre outros.

Na imagem abaixo, você verá um exemplo das informações que um Software de Manutenção Profissional permite detalhar.

E essas são apenas algumas das características de cada ativo. Você também pode agendar dados financeiros, custos e conhecer o histórico da equipe.

2) Integrar a equipe de operadores

Já temos todos os equipamentos listados e detalhados. A próxima etapa será registrar todos os técnicos, operadores e gerentes aos quais atribuiremos as tarefas de manutenção. 

Como você verá, você pode indexar desde a localização da operadora (ideal para trabalhadores de campo) até as horas de trabalho e o pagamento por hora.

3) Planejar tarefas

A terceira etapa é registrar todos os planos de tarefas:

  • Planeje tarefas, recursos e responsáveis.
  • Ele gerencia as frequências de ativação das tarefas por datas ou por N leituras como um medidor de pressão.
  • Crie subtarefas ilimitadas do tipo checklist , validação, texto, geolocalização, entre outros.
  • Converta tarefas pendentes em ordens de serviço e acompanhe-as até que sejam fechadas.

O processo de carregamento de tarefas é importante para desenvolver um plano de trabalho de manutenção bem-sucedido. 

Se quiser saber mais detalhes sobre como organizar as tarefas de manutenção, dentro de um plano geral, pode visitar o artigo que nossa equipe desenvolveu.


Neste artigo, mostraremos como planejar e definir tarefas de manutenção.


Rita Arosemena, diretora de blog
3 minutos de leitura

4) Controle de estoque

Antes de lançar o plano de manutenção dentro do software, você deve certificar-se de ter o estoque de peças de reposição organizado. Dentro dessas ferramentas, você será capaz de:

  • Melhore o tempo de resposta às solicitações no estoque de peças de reposição.
  • Gerenciar processos de controle de estoque.
  • Classifique cada parte detalhadamente, com a possibilidade de adicionar imagens e atualizações em tempo real.
  • Filtre e localize rapidamente as peças de que precisa.

Na hora de definir e gerenciar o estoque de manutenção, recomendamos que você analise diferentes opções, para isso você pode entrar em contato com nossa equipe gratuitamente ou continuar aprendendo sobre o assunto (deixaremos um artigo abaixo com informações adicionais).


Aprenda mais sobre como gerenciar um inventário


Imagem de espaço reservado de Gabriel Mancuzo
8 de outubro de 2020 leitura de 4 minutos

5) Gerenciar ordens de serviço

Uma das funções fundamentais do software de manutenção é o gerenciamento de ordens de serviço (OTs).

Trata-se de atribuir tarefas pendentes a serem realizadas. Cada uma das atividades a serem realizadas é atribuída a técnicos ou a um fornecedor e colocada em uma lista de tarefas pendentes. Neste painel você pode ver como as ordens de serviço são postadas.

 

Quando as tarefas mudam de status, ou seja, quando estão em andamento e / ou finalizadas, você pode compartilhar as tarefas via e-mail, ou com qualquer aplicativo colaborativo que você tenha instalado em seu smartphone e que possa integrar com o CMMS.

Se você precisa saber mais sobre a geração de ordens de serviço , como implementar essas tarefas e os diferentes fabricantes que você pode avaliar, não hesite em solicitar aconselhamento gratuito. Em questão de minutos você terá uma ideia mais clara das soluções que esses softwares podem lhe oferecer. 

Preços de software de manutenção

Os preços do CMMS variam dependendo principalmente dos tipos de licenças e do número de usuários que usarão o sistema. Ao efetuar o pagamento, você encontrará opções de pagamento único (licença vitalícia) e propostas de pagamento mensal ou anual.

  1. Quanto mais usuários, maior será o preço.
  2. Quanto mais recursos, maior será o preço.
Características Custo médio por usuário (em dólares)
Simples cinquenta
Moderado 80
Avançado 130

 

  • Considere os custos de implementação: a maioria das opções profissionais tem um período de instalação e treinamento para que você comece a trabalhar 100%.
  • Defina claramente suas necessidades antes de fazer a cotação. O número de usuários é fundamental, leve em consideração também o local onde será implantado. Se, por exemplo, for uma área sem cobertura de internet, a opção “na nuvem” na nuvem não é para você. Você precisará de um software que permita operar sem sinal.
  • Leve em consideração a interface para que o operador possa gerenciá-la facilmente. O idioma é importante, pois nem todos os técnicos serão tratados da mesma forma.
  • Reserve tempo e paciência para avaliar as diferentes soluções.
  • Da CompareSoftware , avançamos na revisão do software de manutenção principal, para podermos aconselhar as pessoas que estão na fase de pesquisa. Se você deseja que compartilhemos nossas informações com você, sinta-se à vontade para solicitar um consultor gratuito.

Conclusão

Ao aplicar uma estratégia abrangente com um CMMS como assistente, a médio e longo prazo os benefícios serão incalculáveis. Uma vez que você economizará custos ao:

  • Prolongue a vida útil do seu equipamento.
  • Reduza o tempo de inatividade para reparos.
  • Aumente a produtividade geral da produção.

Os registros físicos e em papel não são mais uma opção para as empresas. Tecnologia é um valor que faz a diferença e pode tornar sua empresa muito mais competitiva. 

Por isso, é fundamental manter um registro digital do equipamento, monitorando as tarefas de manutenção que são aplicadas e gerenciando planos de manutenção abrangentes.

Em nosso comparador de Software de Manutenção , você pode filtrar por diferentes tipos de idiomas, funcionalidades e preços.

Se necessitar de mais informações, recomendamos que contacte a nossa equipa para uma consulta gratuita.